A importância da cortina na cozinha

A cozinha é o local da casa onde a família faz diariamente as suas refeições e reúne os amigos para um bate-papo mais íntimo e descontraído.

Independente do seu tamanho, uma cortina irá proporcionar proteção e privacidade deixando o ambiente mais aconchegante e confortável, valorizando a decoração e dando à mesma um toque pessoal.
Independente do seu tamanho, uma cortina irá proporcionar proteção e privacidade deixando o ambiente mais aconchegante e confortável, valorizando a decoração e dando à mesma um toque pessoal.

cortinas-cozinha2

A cortina traz mais conforto físico e psicológico para a cozinha. Imagem: Toda Perfeita.

Como escolher a cortina

Existem vários modelos de cortinas para cozinha, o que irá variar é o tipo de tecido, a cor,o  tamanho e a combinação de materiais.

Como a cozinha é um ambiente de trabalho devemos dar atenção à segurança e à funcionalidade. Devemos escolher uma cortina que seja prática, de fácil manuseio para instalar, retirar e lavar, e que seja leve, bonita e elegante.

Modelos de Cortina
Elas poderão ser de varão, trilho, persiana, rolô, romana ou painel.

Varão: este modelo de cortina é moderno e muito prático para abrir e fechar, regula a entrada de luz no ambiente, causando um efeito bonito e agradável. Poderá ser usado varão de madeira ou de metal, utilizando ilhós, alça ou argolas (todos disponíveis no mercado em variadas cores);

A cortina, com varão e alças, é estampada e cria uma decoração divertida combinada com os demais elementos. Imagem: Lago.

Trilho: a cortina de trilho pode ser usada em cortineiros de gesso, embutida atrás da sanca. O efeito é leve e bonito, além de ser relativamente fácil retirá-las para lavar e econômico trocá-las;

O cortineiro foi feito com o mesmo material dos móveis, conferindo unidade à decoração. A cortina, com trilho e embutida no cortineiro, confere charme à cozinha e melhora sua acústica. Note que neste caso há pouco espaço entre a janela e os móveis, por isso a cortina deste modelo tradicional é o mais indicado para “preencher” o espaço. Projeto: Arq. Nadine Voitille.

Persianas: por serem práticas são muito utilizadas em cozinhas. Os tipos mais usados são as persianas horizontais formadas por lâminas metálicas, de madeira ou de PVC. São ótimas por deixarem passar a ventilação natural;

A persiana branca horizontal conferiu seriedade ao ambiente, transmitindo a sensação de ordem e planejamento. Projeto: Designer Adriana Scartaris.

cortinas-cozinha-x

O efeito das lâminas, na horizontal, valoriza o plano de fundo desta perspectiva da cozinha. Projeto: Arq. Andrea calábria.

Rolô: cortina de fácil manuseio, alia conforto térmico e visual. É fácil de limpar, por ser composta por um plano único de tecido (sem dobras ou reentrâncias). Pode ficar esticada (totalmente aberta), à meia altura ou totalmente recolhida no rolo superior. Protege do sol de uma maneira suave, deixando a luminosidade passar (é possível optar por materiais de diferentes graus de proteção e transparência). A tela segura até 96% dos raios UV, que estragam móveis, pisos e tecidos;

A cortina rolô em tecido translúcido cria um clima agradável na cozinha. Projeto: Arq. Renata Basques.

Romana: ela combina com diversos estilos de decoração, permitindo um visual uniforme quando fechada e gracioso quando retraída (marcando linhas horizontais no tecido). Para esse tipo de cortina / persiana, é possível usar tecidos com base de poliéster, telas solares e até fibras naturais. Sua limpeza diária é simples (com espanador), mas deverá procurar o auxílio de um profissional especializado caso queira uma limpeza mais profunda;

cortinas-cozinha3

A cortina romana complementa a decoração, com a sua estampa floral verde, de maneira sutil. Imagem: House to Home.

translucida-cortinas-cozinha

Cortina romana translúcida. Imagem: Cia da Cortina.

Painel: este tipo de cortina desliza facilmente para os lados e fica bonito e elegante em grandes vãos.

Painéis também são boas opções para a decoração da cozinha. Analise o estilo dos móveis e demais elementos do espaço e escolha se este é o tipo ideal a ser usado. Imagem: Randomness.

www.cliquearquitetura.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post