Os comentários me inspiram e levam, invariavelmente, a novos posts.
A Sonia comentou sobre a sua dúvida e ideias para a decoração de um hall de entrada, já que a casa dela tem um estilo que tende mais para o provençal.
Daí, veio a ideia desse post, com algumas dicas sobre a decoração do hall de entrada.
Todo mundo sabe que sou uma grande admiradora de projetos que combinem estilos e épocas diferentes e, também, penso que tudo pode ser reaproveitado e repaginado.
Muitos detalhes e escolhas podem interferir no resultado final. Se você tem ambientes separados para living e hall de entrada, com certeza poderá ter maior liberdade para ousar no hall e até mesmo fugir um pouco do estilo que reina sobre outros cômodos.
Ambientes conjugados, como um apartamento, podem receber soluções mais versáteis e que conversem com o restante dos elementos…
Então, vamos à algumas dicas sobre o que usar no hall de entrada:
O espelho, certamente, é uma das melhores impressões ao falarmos em hall de entrada. É lá que o convidado e o dono da casa podem conferir a aparência antes de entrar ou sair. O espelho também ajuda a duplicar os espaços, passando, a quem entra, a sensação de um ambiente maior e mais acolhedor.
Em halls muito pequenos, apenas um espelho pendurado à parede, já pode ser um ótimo recurso para a decoração do ambiente, abrindo mão de móveis e outros objetos e privilegiando a circulação.
Um espelho no hall de entrada é infalível, inclusive para espantar as más energias e vibrações.
A iluminação é outra coisa bem legal e que traz efeitos incríveis em um hall de entrada. O hall é muito valorizado se você usar a iluminação certa. Atenção, quando falamos em recurso de iluminação, muita gente acha que o hall tem que ser “escurinho” e acabam usando iluminação insuficiente, especialmente, arandelas com luzes fracas.
O hall tem que ser bem iluminado, para que os visitantes não tomem um ‘choque’ (especialmente para quem está em prédios, pois os elevadores são super iluminados e com luzes frias). A iluminação do hall tem que ser uma transição sutil entre o ambiente externo e o da sua casa.
Uma boa escolha sempre é uma lâmpada AR70, que valoriza qualquer objeto e também as pessoas. Um plafon com vidro fosco também torna tudo mais suave. Cuidado com pendentes, especialmente se o teto for baixo.
Uma luminária de coluna ou sobre um aparador sempre ajuda a criar uma iluminação mais suave e aconchegante, lembrando que uma entrada bem iluminada é fundamental para garantir bons fluidos.
Os móveis do hall são outro assunto que adoro. Não existem regras. Do banquinho ao baú de madeira, passando pela infinidade dos aparadores, consoles e mesas, praticamente tudo pode ser aproveitado na decoração do hall. É apenas uma questão de adaptar o seu espaço e a sua necessidade a uma peça qualquer.
A chapeleira antiga, o banco de madeira do jardim, uma mesa antiga, um banquinho de madeira com uma pintura diferente, prateleiras… use a sua criatividade.
E, por fim, mas não menos importante, os detalhes que tornam qualquer ambiente único. O seu hall pode ser apenas um espaço da parede, ao lado da porta de entrada e com um espelho. Mas alguns recursos, como utilizar uma faixa de tecido ou papel de parede como fundo para esse espelho e escolher um tapete bacana para colocar à frente da porta, já mudam tudo.
Invista nesses detalhes: um arranjo de flores sobre o aparador ou console, um tapete bonito, diferente, composições com quadros, cores fortes, papel ou tecido nas paredes, objetos decorativos bonitos, uma cor diferente no móvel antigo…
www.coresdacasa.com.br