Móveis compactos
Quando as dimensões disponíveis não são muito generosas, os móveis compactos são nossos melhores aliados. Um sofá cama, uma mesa dobrável ou um armário multifuncional fará com que aproveite ao máximo o espaço em uma casa pequena.
Ilusões de ótica
Enganar a visão é um dos recursos mais efetivos na hora de fazer com que os espaços pareçam maior. Para isso bastará que revista a parede de seu dormitório ou qualquer outro cômodo com um papel de parede, capaz de gerar uma ilusão de ótica que devolva uma percepção mais ampla do espaço em questão.
Ordem
Um dos pilares básicos ao falar de aproveitamento de espaços tem a ver com a organização dos mesmos. Na cozinha, por exemplo, a ordem é fundamental e, como consequência, uma das melhores maneiras de manter isso pe apostar em um mobiliário funcional que te permita encontrar espaço mantendo tudo perfeitamente organizado.
Beliches para o quarto
O aproveitamento dos espaços em altura é outro dos truques mais acertos que pode colocar em prática na hora de aproveitar o espaço em uma casa pequena.
Se seus filhos têm que compartilhar o quarto ou não sabe como distribuir cama e escritório, as beliches ou camas elevadas são uma grande alternativa aos sistemas tradicionais.
Janelas amplas
A luz natural permite maximizar a percepção do espaço, ou seja, faz os espaços parecerem maiores. Em casas pequenas, contar com grandes janelas é uma garantia de êxito na hora de ganhar amplitude visual.
Prateleiras
Não ocupam espaço na superfície e ainda são ideais para manter organizados todos os tipos de objetos. As prateleiras são, sem dúvida, um recurso a se levar em conta na hora de aproveitar o espaço em sua residência.
Distribuição em todo o perímetro
Quando se trata de trazer uma maior sensação de amplitude, a distribuição dos móveis é determinante. Se quer fazer com que sua sala pareça maior, aposte em colocar os sofás e poltronas seguindo o perímetro das paredes. Conseguirá livrar o espaço central e perceber uma maior sensação de amplitude do cômodo.
Praticidade
A necessidade de aproveitar o espaço com certeza fará sua criatividade aflorar, em ideias como esta. Você pode usar as divisões físicas para sanar problemas de armazenamento. Neste caso, os limites de espaço servem como um armário de roupas e sapatos.
Cada centímetro conta
As paredes são cenários perfeitos para colocar soluções práticas de armazenamento em forma de móveis ou prateleiras, sem ter que sacrificar um só centímetro de sua superfície disponível.
Muito mais do que uma escada
Além de criar soluções inteligentes para esta área da casa, é possível desenhar escadas que sejam, em si mesmas, elementos capazes de aproveitar ao máximo o espaço que ocupam. Estantes, armários e até um pequeno escritório dão vida a esta proposta que permite otimizar até o último degrau.
Uma varanda transformado em escritório
As varandas e terraços oferecem um espaço extra que não há porque desperdiçar, principalmente se você tem uma residência pequena. Neste exemplo o espaço dedicado à varanda se transformou em um escritório super funcional.
A importância da iluminação
A iluminação é outro dos aspectos de que precisa cuidar na hora de fazer o design interior das pequenas casas. Um sistema escolhido de forma correta dará a seus cômodos maior profundidade, fazendo que eles pareçam mais amplos e acolhedores.
Cores
Se quer dotar seus espaços de uma personalidade única e, ao mesmo tempo, gerar maior sensação de amplitude, não há nada melhor do que incorporar cores à decoração de seus interiores.
Espelhos, os grandes aliados
m dos recursos habituais utilizado por designers e decoradores para fazer o espaço parecer maior é colocar espelhos. Ele serve para dotar os espaços de maior luminosidade, ao tempo em que aumenta a percepção espacial.
Camas dobráveis
Um sistema com que pode aproveitar ao máximo o espaço em casa é incorporar camas dobráveis. Confortáveis, pequenas e tão discretas que, quando não usá-la, poderá recolhê-las para que elas passem despercebidas.
Cores claras
As cores claras são líderes indiscutíveis quando se trata de decorar ambientes com dimensões reduzidas, elas também ajudam a iluminar e fazer com que os lugares pareçam maiores.
Um pouco de tudo
Luz natural, uma cama que se torna sofá quando não é hora de dormir, prateleiras, tons claros cheios de detalhes e uma organização impecável são o suficiente para tirar o maior proveito deste dormitório.
Monocromático
Aqui há outro exemplo de como um design monocromático, em branco, faz com que o ambiente tenha a impressão de ser mais amplo e luminoso.
Funcionalidade
Uma gestão acertada do espaço disponível é fundamental para tirar proveito das dimensões de sua casa, mesmo que ela seja pequena. Criar uma área de refeições, como uma sala de jantar, anexa à cozinha, te permitirá reduzir o espaço que você precisa ocupar para este fim. Ao mesmo tempo é uma composição atrativa e funcional, como vemos na imagem.
Crie um ponto de destaque
Outro truque para aproveitar ao máximo seus espaços esta vinculado novamente com o uso da cor. Usar um tom determinado em uma parte do banheiro, cozinha, sala ou qualquer outro cômodo te permitirá criar um ponto de destaque que chamará atenção mais do que as dimensões disponíveis. Simples, atrativo e funcional. O que mais vai precisar?